domingo, 29 de maio de 2016

10 Motivos para Ler todo Dia

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente essa sede." Carlos Drummond de Andrade 1902 - 1987

Não sabe ainda o por que incluir a leitura no seu dia a dia? Então esse post é pra você:


1-Estimula o cérebro

Vários estudos indicam que o estímulo mental diminui a evolução (e talvez estacione completamente) o Alzheimer. A razão é simples: manter o cérebro ativo o impede de perder suas capacidades. Como todos os músculos do corpo, necessita de treinamento para permanecer vigoroso e são. Também beneficiam a saúde do cérebro os jogos que estimulam o intelecto, como os quebra-cabeças ou o xadrez.

2-Diminui o stress

Seja o stress do trabalho, preocupações cotidianas, pouco importa, a leitura diminui nosso estado de ansiedade. Um romance pode nos transportar para outra dimensão. Um artigo interessante, nos distrair. A leitura alivia a ansiedade e relaxa.


3-Melhora seus conhecimentos 
Quando lemos, preenchemos o cérebro com novas informações — que nunca sabemos quando nos serão úteis. Quanto mais conhecimento, melhor equipados estamos para enfrentar novos desafios. Algo para refletir. Se você pode perder tudo na vida – o emprego, seus bens e mesmo sua saúde — lembre-se que nunca poderão lhe retirar seu saber e seus conhecimentos.

4-Aumento de vocabulário

Benefício estritamente ligado ao conhecimento: quanto mais se lê, mais se descobre novas palavras, com mais chances de empregá-las na linguagem diária. Expressar-se de maneira precisa é valioso em qualquer profissional. Ser capaz de se comunicar com segurança é um excelente meio de melhorar sua autoestima. Enriquecer o vocabulário pode até alavancar sua carreira. De fato, os instruídos e com conhecimentos dos mais diversos assuntos têm mais chance de serem promovidos que aqueles com um vocabulário mais restrito e poucos conhecimentos de literatura, dos avanços científicos e das atualidades. A leitura também ajuda a melhorar nossos conhecimentos no aprendizado de uma língua estrangeira.

5-Melhora a memória

Para compreender bem um livro, deve-se lembrar de muitas informações: os personagens, seu passado, suas intenções, sua vivência, depois as nuanças e todas as ações secundárias que se misturam à ação principal. Isso representa muito de informações a reter, mas o cérebro é um órgão poderoso e vai se lembrar com uma facilidade surpreendente. O mais espantoso é que cada vez que se forma uma nova memória, cria-se novas sinapses (zonas de contato entre os neurônios) e solidifica-se as sinapses existentes. Isso quer dizer que a leitura, formando novas memórias, vai aumentar nossa capacidade de retenção de memórias a curto prazo e a um efeito regulador sobre nosso humor. Nada mal, não é?


6-Desenvolve a capacidade de análise
Já leu um bom romance policial e adivinhou o final do livro antes de concluí-lo? Se é o caso, mostrou boas aptidões críticas e analíticas: tem a capacidade de sintetizar os detalhes fornecidos, para fazer um verdadeiro trabalho de detetive. Esta capacidade de análise dos detalhes é igualmente benéfica para criticar a ação de um livro: podemos julgar se está bem escrito, se os personagens são bem desenvolvidos, se a trama se desenrola de maneira fluida etc. Se um dia for discutir sobre um livro, essa capacidade de análise vai lhe permitir exprimir sua opinião de maneira clara. Por quê? Terá analisado e criticado internamente os detalhes pertinentes durante a leitura.

7-Melhora a atenção e a concentração 

Em nossas sociedades que gravitam em torno da Internet, nossa capacidade de concentração é atacada por todos os lados. Em 5 minutos, o indivíduo vai dividir seu tempo entre trabalhar uma tarefa, verificar seus e-mails, trocar mensagens com várias pessoas simultaneamente (Facebook, Skype, etc.), ler sua conta no Twitter, verificar seu smartphone e conversar com seus amigos! Esse comportamento hiperativo gera stress e perda da produtividade. Quando lemos um livro é exatamente o contrário. Toda a nossa atenção é dirigida para a trama da obra. É como se o mundo se dissolvesse e pudéssemos mergulhar completamente nos detalhes da narrativa. Tente, toda manhã, ler de 15 a 20 minutos antes de trabalhar (no ônibus ou no metrô). Vai se surpreender com o efeito positivo que isso terá no seu nível de concentração no trabalho.


8-Melhora a redação
Escrever melhor caminha junto com o enriquecimento do vocabulário. A leitura de obras bem escritas terá um efeito notório no seu próprio estilo de redação. Observar a cadência, a fluidez e o estilo de outros autores inevitavelmente influenciará sua própria maneira de escrever. Da mesma forma que os músicos têm uma influência sobre a música de seus companheiros, e que os pintores se inspiram nas técnicas dos mestres, os escritores criam narrativas inspirando-se no trabalho de outros autores.





9-Tranquilize o espírito

Basicamente, a leitura é sinônimo de relaxamento. Mas para além dessa qualidade reconhecida, a temática de um livro também pode nos tranquilizar o espírito com uma considerável paz interior. De fato, a leitura de textos espiritualistas pode baixar a pressão arterial e suscitar um sentimento de calma. Além disso, foi demonstrado que os livros de autoajuda podem auxiliar as pessoas que sofrem de problemas de humor e de formas leves de doenças mentais.

10-Um divertimento gratuito

A maioria das pessoas gosta de ter o livro que leem para fazer anotações ou marcar páginas interessantes. Mas pode-se encontrar tudo o que se necessita nas livrarias e bibliotecas públicas e descobrir uma infinidade de livros disponibilizados gratuitamente. As bibliotecas oferecem obras de todos os assuntos imagináveis, elas são realmente uma fonte inesgotável de descobertas. Se, por um infeliz acaso, você vive num lugar sem biblioteca ou que não pode se deslocar, saiba que a maior parte delas oferecem um serviço de empréstimo de livros para baixar no seu computador, iPad ou telefone.

Texto compartilhado de: https://actioliberablog.wordpress.com/2016/04/25/os-10-beneficios-da-leitura-ou-porque-voce-deveria-ler-todos-os-dias/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário